Questões acerca do livro de Tiago

Princípios Bíblicos

 

Tradução da carta de Tiago

 

As questões sobre a carta de Tiago foram desenvolvidas com vista a ajudar àqueles que são os novos crentes, na introdução ao estudo bíblico .Leia os capítulos deste livro após ter orado e pedido por orientação divina ,tem ainda a possibilidade de analisar o livro várias vezes antes de responder às questões.Você poderá enviar-nos as respostas aqui, se preferir pode também entrar em contato conosco via correspondência ,pois certamente estaremos dispostos a responder às suas dúvidas e abertos para discutir quaisquer comentários que possa ter sobre o assunto .


TIAGO CAPÍTULO 1


1:6 Qual é a maneira prática de evitarmos a fraqueza na fé  de que as nossas orações serão respondidas ?
Indícios:Pelo o que oramos ?Existe alguma diferença entre Deus responder e ouvir a oração? Tiago 1:6 está de acordo com este ideal? Qual é o contexto deste mandamento (vide v.5)?Esta passagem refere-se a todos os tipos de orações?
 
1:6-8 dê um exemplo da sua experiência pessoal com a oração e do resultado que obteve disto.
 
1:12Quando é que recebemos a coroa?
 
1:13 Como é possível conciliar isto com Gen. 22:1?
 
1:27 Enumere três formas práticas através das quais você pode tentar pôr em prática  ,no mês vindouro, aquilo o que se encontra nesta passagem . Como você interpreta a palavra visitar/cuidar neste contexto?
 
TIAGO CAPÍTULO 2


2:1-3 Dê um exemplo de quando e onde você cometeu este erro.
 
2:5,6 A expressão “os pobres” refere-se apenas àqueles que o são financeiramente? De que maneira você se considera pobre? É correto e aceitável que um Cristão almeije a  riqueza, uma vez que, os pobres herdarão o reino?
 
2:14-18 Como você pode conciliar isto com os ensinamentos que Paulo divulgou , acerca da salvação adquirida exclusivamente através da fé?
 
2:21 "Quando ofereceu seu filho Isaac...". De fato Abraão não sacrificou Isaac ,embora estivesse preparado para o fazer. Qual é a mensagem evidenciada nesta passagem acerca do modo de como Deus enxerga as nossa intenções? Compare 2 Cor. 8:12.
 
2:25 Raabe  mentiu acerca dos espiões. Significa isto que mentir é permitido? Para além disso , porque é que ,na sua opinião, você pensa que os espiões foram entitulados “Mensageiros” ?
 
TIAGO CAPÍTULO 3


3:1 "Julgamento rigoroso". Se a morte é o salário do pecado(Rom. 6:23),como é possível que haja graduações no que se refere à punição? Qual é a implicação que isto tem sob a natureza do julgamento para àqueles que forem considerados culpados?
 
3:3-5 Exemplifique uma situação, pessoal ,na qual o proferir de algumas palavras trouxe-lhe grandes problemas. 
3:8 Se a lingual não pode ser domada ,então como é que poderemos controla-la?
 
3:9Quais são as implicaçoes por detrás do fato de , o ser humano ser criado  à imagem de Deus?
 
3:17 Como ,na prática, você pode se tornar numa pessoa "afável" ou acessível? exemplo: Geralmente, qual é a sua reação perante uma pessoa que lhe pede algo? 


TIAGO CAPÍTULO 4


4:3Exemplifique uma ocasião na qual você pediu algo errado , através da oração.
 
4:4  Se amar ao mundo é um adultério contra Deus ,Qual é o significado desta expressão relativamente à nossa relação com ele? Como é que se pode conciliar este verso com João3:16?
 
4:7 Como você interpreta a expressão”Resistam ao Diabo”? O quão prático é isto?
 
4:11,12  O que significa ,não julgar os outros? A Bíblia adverte-nos sobre certas pessoas e sobre as regras segundo as quais devemos formar opiniões sobre outrem..
 
4:17 Exemplifique as  circusntâncias nas quais você considera ter cometido este pecado. Você pensa que os pecados por omissão têm a mesma gravidade dos pecados deliberados ? Quais são as outras situações em que a Bíblia faz referência, acerca do pecado por omissão?
 
TIAGO CAPÍTULO 5


5:4,5  O que há de errado em ser detentor de riquezas materiais? Como isto pode afetar a sua atitude para com os ricos e poderosos? É errado ser simultaneamente Cristão e rico? Dê exemplos de personagens bíblicos que foram ou ricos ou pobres  e do que Deus pensa sobre isto.
 
5:7 Ao que se refere  a palvra” fruto/colheita” aqui mencionado ?
 
5:9 O que aconte àqueles que “queixam-se” dos outros? Como é que a tomada de cosciência sobre isto pode infuenciar-nos na nossa maneira de falar com as pessoas? Como é que se pode desviar o assunto da conversação quando esta envolver o escárnio e o mal dizer acerca de outra pessoa?
 
5:13,14 Faça uma lista com o nome das pessoas que encontram-se em sofrimento para que você possa orar com elas uma oração .
 
5:16 Faça uma lista com o nome dos crentes com quem você possa orar e mutuamente confessar os seus pecados .Quais são os obstáculos  encontrados na confissão dos pecados à outrem?
 
5:20 Como podemos ajudar às pessoas que encontram-se no pecado? Qual é a maneira correta de o fazer e qual não o é?